sábado, 9 de abril de 2016

Violência em universidade será tema de TCC na UEMG

Cartaz de divulgação
O trote é um meio de abraçar os novatos, os bixos, mas pode ser também um meio de violência quando veteranos aproveitam de sua posição para humilhar e submeter os calouros à barbaridades com a desculpa de ser apenas diversão. Todos os anos temos notícias de trotes violentos ocorridos nas universidades. Todos os anos condenamos tais atitudes. Todos os anos esquecemos disso até acontecer de novo. E geralmente acontecem.

Mas o trote é só uma ocasião em que violências assim ocorrem/ podem ocorrer, infelizmente. Basta haver uma vítima, um ser cretino e a certeza de impunidade para qualquer metrô, universidade bem iluminada ou não e rua serem palcos de assédio. É absurdo! Acrescente à fórmula a culpabilização da vítima e teremos um retrato ainda mais comum do que acontece diariamente por aí. Porém, quando acontece numa universidade, há um agravante: ser uma universidade. Onde era para haver respeito e amor pelo saber, uma violência é inaceitável e se se calam, ah! que contradição ao intuito da instituição!

E é nesse contexto que surge a ideia das meninas Aline Fornel e Cíntia Kavaguti de criarem um TCC sobre isso. Ainda que até o momento a abordagem não tenha sido definida, um documentário que trate do tema & alerte & denuncie é necessário e oportuno. É preciso fazer algo seja um documentário, um relato ou compartilhar a ideia.