segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bacharelado em Jornalismo na UEMG: Você quer, é possível

De acordo com o art. 17 da resolução nº1 de 27 de setembro de 2013, se tornou obrigatória às universidades que oferecem o curso de graduação em Jornalismo a implantação das Diretrizes Curriculares num prazo máximo de 2 anos. Acatando essa lei, a Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, divulgou no Diário Oficial do Estado em 9 de outubro de 2015 o edital aditivo que declarava a abertura das inscrições para o curso, agora desvinculado do de Comunicação Social. Candidatos ao curso de jornalismo puderam optar pela primeira vez por uma “via direta” ao fazer vestibular em Divinópolis, Frutal e Passos.

A magnífica grade curricular que fez os veteranos de jornalismo invejarem a sorte dos bixos que viriam não teve o mesmo efeito sob os ingressantes, no entanto. Seja pela data em que foram divulgadas as inscrições, seja pelo prazo ou mesmo por falha na divulgação – quem já havia se inscrito noutro curso poderia preencher um formulário e requisitar a troca – fato é que das 15 vagas disponíveis pelo vestibular, em Frutal, apenas 7 foram ocupadas. O mesmo não aconteceu com Publicidade e Propaganda que ainda trazendo Comunicação à frente do nome teve todas as vagas ocupadas. 

Até a última semana eram poucos os que haviam dado as caras no grupo do Facebook dedicado ao encontro e informação de bixos e ex-bixos, o Bixos UEMG - Frutal, dos que apareceram, no entanto, pude conversar com dois. João Pedro Souza, 22, e Mariane Borges, 19, respectivamente PP e Jornal, têm em comum mais do que a escolha de universidade, também são “estrangeiros” de perto. Ainda que a proximidade não seja o fator-mor, afinal há alunos de todos os cantos do Estado e do país, conta muito na hora da escolha. João Pedro por ser de Iturama e residente em Frutal há algum tempo, conhece a universidade e alguns de seus membros, o que torna mais conveniente e óbvia a escolha, já Mariane mesmo morando ligeiramente perto, São José do Rio Preto, tem uma gama de opções maior, mas tem a UEMG como opção justamente por ser próximo: em média, 1h30.

De João Pedro, não sei, mas Mariane ainda espera o resultado da Unesp para resolver que curso tomar. Ainda assim, ambos terão que se comparecer na universidade no dia 21 (quinta-feira)  para garantir sua vaga. Também está prevista para hoje a divulgação do MEC dos aprovados pelo SISU, Sistema Unificado de Seleção. As matrículas começam na sexta-feira.