sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Inscrições para o concurso “Eu na Irlanda” terminam nessa sexta-feira, 29

Há um oceano no meio do caminho entre Brasil e Irlanda e você sabe disso. É grande, o segundo maior em extensão, é forte, a sonoridade, a sonoridade!, e se chama Atlântico, mas desde o último dia 17, pessoas acima de 18 anos puderam esquecê-lo por um momento e chegar mais perto da Ilha da Esmeralda.

O site E-Dublin, em parceria com a agência de intercâmbio Time2 Travel, criou o concurso “Eu na Irlanda” em que cada candidato deveria gravar um vídeo de até 1 minuto respondendo a pergunta: “Por que eu deveria passar 1 mês na Irlanda?”. Segundo o regulamento, o ganhador receberá uma bolsa de estudos de um mês em uma escola em Dublin, passagens aéreas de ida e volta, seguro saúde, alimentação e transporte para os locais de gravação de uma websérie que será vinculada no canal do Youtube do E-Dublin.

Um dos candidatos é recém-formado em Comunicação Social na UEMG- Frutal, meu veterano, e desde 2014 vem me cedendo entrevistas sobre suas viagens internacionais. Ulisses Lisboa, 23, nestes últimos dois anos passeou pelo Azerbaijão, tema do seu TCC livro-reportagem, e pela Coréia do Sul tratando sempre de explorar e compartilhar em suas redes sociais suas impressões sobre a cultura de cada povo. Mantendo-se sempre a par de concursos, participou de vários, ganhou estes. Aproveitou bem as oportunidades que teve. Sabendo deste, então, por que não tentaria?

Segundo ele, a ideia era fazer algo engraçado. Lembrou-se das paródias feitas pela youtuber JoutJout (JoutJout Prazer) e, parodiando Lean on -Major Lazer, escreveu a letra, o roteiro e as coreografias. Fez post no Facebook em busca de amigos que quisessem pagar mico em grupo e gravou num dos pontos turísticos de sua cidade, Mongaguá (SP): a plataforma de pescas.

É realista, sabe que a quantidade de candidatos é grande e que há vídeos muito bons, mas não se abate “Se eu não conseguir, vou ficar atento a mais oportunidades de viagens com bolsas de estudos, estou louco para me jogar em qualquer lugar do mundo, ou até mesmo pelo Brasil. Sou louco para conhecer lugares como Maranhão, Sergipe, Acre, Amazonas etc. Amou tudo!” (sic).

O resultado será divulgado no dia 15 de fevereiro através do site e das redes sociais E-Dublin. 

Abaixo o vídeo inscrito no concurso. Acesse o vídeo pelo Youtube. Se gostar, dê like e comente. 




segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bacharelado em Jornalismo na UEMG: Você quer, é possível

De acordo com o art. 17 da resolução nº1 de 27 de setembro de 2013, se tornou obrigatória às universidades que oferecem o curso de graduação em Jornalismo a implantação das Diretrizes Curriculares num prazo máximo de 2 anos. Acatando essa lei, a Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, divulgou no Diário Oficial do Estado em 9 de outubro de 2015 o edital aditivo que declarava a abertura das inscrições para o curso, agora desvinculado do de Comunicação Social. Candidatos ao curso de jornalismo puderam optar pela primeira vez por uma “via direta” ao fazer vestibular em Divinópolis, Frutal e Passos.

A magnífica grade curricular que fez os veteranos de jornalismo invejarem a sorte dos bixos que viriam não teve o mesmo efeito sob os ingressantes, no entanto. Seja pela data em que foram divulgadas as inscrições, seja pelo prazo ou mesmo por falha na divulgação – quem já havia se inscrito noutro curso poderia preencher um formulário e requisitar a troca – fato é que das 15 vagas disponíveis pelo vestibular, em Frutal, apenas 7 foram ocupadas. O mesmo não aconteceu com Publicidade e Propaganda que ainda trazendo Comunicação à frente do nome teve todas as vagas ocupadas. 

Até a última semana eram poucos os que haviam dado as caras no grupo do Facebook dedicado ao encontro e informação de bixos e ex-bixos, o Bixos UEMG - Frutal, dos que apareceram, no entanto, pude conversar com dois. João Pedro Souza, 22, e Mariane Borges, 19, respectivamente PP e Jornal, têm em comum mais do que a escolha de universidade, também são “estrangeiros” de perto. Ainda que a proximidade não seja o fator-mor, afinal há alunos de todos os cantos do Estado e do país, conta muito na hora da escolha. João Pedro por ser de Iturama e residente em Frutal há algum tempo, conhece a universidade e alguns de seus membros, o que torna mais conveniente e óbvia a escolha, já Mariane mesmo morando ligeiramente perto, São José do Rio Preto, tem uma gama de opções maior, mas tem a UEMG como opção justamente por ser próximo: em média, 1h30.

De João Pedro, não sei, mas Mariane ainda espera o resultado da Unesp para resolver que curso tomar. Ainda assim, ambos terão que se comparecer na universidade no dia 21 (quinta-feira)  para garantir sua vaga. Também está prevista para hoje a divulgação do MEC dos aprovados pelo SISU, Sistema Unificado de Seleção. As matrículas começam na sexta-feira.